Teatro no Brasil
2006.11.16 01:44
O teatro no Brasil surgiu no século XVI, tendo como motivo a propagação da fé religiosa. Dentre uns poucos autores, destacou-se o padre José de Anchieta, que escreveu alguns autos (antiga composição teatral) que visavam a catequização dos indígenas, bem como a integração entre portugueses, índios e espanhóis. Exemplo disso é o Auto de São Lourenço, escrito em tupi-guarani, português e espanhol.
Um hiato de dois séculos separa a atividade teatral jesuítica da continuidade e desenvolvimento do teatro no Brasil. Isso, porque durante os séculos XVII e XVIII o País esteve envolvido com seu processo de colonização e em batalhas de defesa de território. Foi a transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, em 1808, que trouxe inegável progresso para o teatro, consolidado pela Independência, em 1822. O ator João Caetano formou, em 1833, uma companhia brasileira. Seu nome está vinculado a dois acontecimentos fundamentais da história da dramaturgia nacional: a estréia, em 13 de março de 1838, da peça Antônio José ou O Poeta e a Inquisição, de autoria de Gonçalves de Magalhães, a primeira tragédia escrita por um brasileiro e a única de assunto nacional; e, em 4 de outubro de 1838, a estréia da peça [[O Juiz de Paz na Roça]], de autoria de Martins Pena, chamado na época de o "Molière brasileiro", que abriu filão da comédia de costumes, o gênero mais característico da tradição cênica brasileira.
Gonçalves de Magalhães, ao voltar da Europa em 1867, introduziu no Brasil a influência romântica, que iria nortear escritores, poetas e dramaturgos. Gonçalves Dias (poeta romântico) é um dos mais representativos autores dessa época, e sua peça "Leonor de Mendonça" teve altos méritos, sendo até hoje representada. Alguns romancistas, como Machado de Assis, Joaquim Manuel de Macedo, José de Alencar, e poetas como Álvares de Azevedo e Castro Alves, também escreveram peças teatrais no século XIX.
O Século XX desponta com um sólido teatro de variedades, mescla do varieté francês e das revistas portuguesas. As companhias estrangeiras continuavam a vir ao Brasil, com suas encenações trágicas e suas óperas bem ao gosto refinado da burguesia. O teatro ainda não recebera as influências dos movimentos modernos que pululavam na Europa desde fins do século anterior.
Os ecos da modernidade chegam ao teatro brasileiro na obra de Oswald de Andrade, produzida toda nos anos 30, com destaque para O Rei da Vela (só encenada nos anos 60 por Zé Celso Martinez Correia). É a partir da encenação de Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, que nasce o moderno teatro brasileiro, não somente do ponto-de-vista da dramaturgia, mas também da encenação e em pleno Estado Novo.
Surgem grupos e companhias estáveis de repertório. Os mais significativos, a partir dos anos 40 foram: Os Comediantes, o Tbc, Teatro Oficina, Teatro de Arena, Teatro dos Sete, Companhia Celi-Autran-Carrero e outros.
Quando tudo parecia ir bem com o teatro brasileiro, a Ditadura Militar vem impor a censura prévia a autores e encenadores, levando o teatro a um retrocesso produtivo, mas não criativo. Prova disso é que nunca houve tantos dramaturgos atuando simultaneamente.
Com o fim do Regime Militar, no início dos anos 80, o teatro tenta recobrar seus rumos e estabelecer novas diretrizes. Surgem grupos e movimentos de estímlo a uma nova dramaturgia.
댓글 0
번호 | 제목 | 글쓴이 | 날짜 | 조회 수 |
---|---|---|---|---|
86 | 교육프로젝트 -학습에 영향을 주는 요인 | 청사모 | 2009.02.26 | 9713 |
85 | 젊은층 절반 이상 “기회되면 이민” 미래 비관 | 장다비 | 2009.02.04 | 8844 |
84 | 교육프로젝트-"성격에 맞는 공부방법을 찾아라" | 장다비 | 2009.02.03 | 9128 |
83 | 종이로 만든 놀라운 일러스트 작품들 | 청사모 | 2009.01.14 | 12486 |
82 | 소설가 황정은 | 청사모 | 2009.01.14 | 11155 |
81 | 뮤지컬배우 차지연 | 청사모 | 2009.01.14 | 9196 |
80 | 2009년도는 꿈이 현실로.. | 청사모 | 2008.12.26 | 12867 |
79 | 좋은 모델 추천 - 한경희, WSJ 주목할 여성 50인에 뽑혀 | 장다비 | 2008.11.11 | 9567 |
78 | 뉴욕에서 주목하고 있는 한국인 디자이너, 두리정 | 장다비 | 2008.11.10 | 9000 |
77 | '올드보이' '괴물' '추격자'..할리우드 리메이크 빅3 현주소는? | 장다비 | 2008.11.10 | 14037 |
76 | 필름 값도 못 건지는 밀어내기 ‘창고 영화’ | 장다비 | 2008.11.10 | 8011 |
75 | 김덕수 사물놀이 영상 - 인트로 | 장다비 | 2008.05.16 | 12215 |
74 | 즐거운 성탄과 새해의 기쁨을... | 청사모 | 2007.12.19 | 8963 |
73 | ‘비싼 대학로’ 안녕~소극장들 ‘새 둥지’ 대이동 | 장다비 | 2007.07.16 | 8722 |
72 | 2007년, 여전히 서글픈 난장이여 | 장다비 | 2007.03.19 | 8625 |
71 | 발레 ‘춘향전’ 70년전 유럽 누볐다 | 장다비 | 2006.12.07 | 13269 |
70 | "한국뮤지컬 희망을 보았다" | 장다비 | 2006.12.05 | 8624 |
69 | 비보이, 다이내믹코리아 를 아세요.. | 장다비 | 2006.12.04 | 9083 |
68 | 아이들과 함께 볼만한 만화 영화 | 장다비 | 2006.11.16 | 9494 |
» | Teatro no Brasil | 장다비 | 2006.11.16 | 10998 |